Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PROSSIONAIS QUE INGRESSÃO NA ÁREA DE NANOTECNOLOGIA

                                                        fonte:youtube

OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA DE NANOTECNOLOGIA SÃO DE DIVERSAS AREAS. COMO SALIENTA PROFESSOR OS Oswaldo Luiz Alves DO LABORATÓRIO DE QUIMICA DOS SÓLIDOS respondendo a pergunta à Jornalista Renata de Gáspari, da Folha de São Paulo. Fonte: http://lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/pontos_vista/pontos_vista_entrevistas19-1.html.
 Para responder a esta pergunta, acredito ser importante fazer algumas considerações, reforçando alguns aspectos colocados na questão anterior. Em nosso país, a maioria dos profissionais que atuam em nanotecnologia, de acordo com recente estudo por nós realizado para o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE (2004), encontra-se na universidade e, mais especificamente, atuando como professores ou estudantes da pós-graduação (mestrado e doutorado). Os estudantes são oriundos das áreas de Química, Física, Biologia e Engenharia, em sua grande maioria, e se dedicam aos mais diversos aspectos das nanotecnologias. Em todas estas áreas estão sendo tratados os mais diferentes problemas relacionados à escala nano. É importante ponderar que nem tudo que é nanométrico (1 bilionésimo do metro), necessariamente é nanotecnológico, ou seja, hoje já começa a ser consenso que o que é nanotecnológico é aquilo que tem propriedades especiais, decorrentes do tamanho nanométrico. Por exemplo, hoje é possível mudar a cor de uma substância pela variação do tamanho de suas partículas, o que chamamos de efeito quântico de tamanho. Pelas razões colocadas, não existe ainda a profissão de nanotecnólogo. Neste momento, o que existe é um profissional das áreas básicas mencionadas que recebeu uma especialização em temas da nanotecnologia, quer para a vertente de materiais, quer para a vertente de ciências da vida.
AS APLICAÇÕES SÃO DIVERSAS E OS PROFISSIONAIS VÊM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS E EQUIPAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS.
ESTAMOS APENAS NO INICIO DESTE DESENVOLVIMENTO. PRECISA QUE OS PROFISSIONAIS TENHAM MAIS ORÇAMENTO PELO GOVERNO FEDERAL PARA QUE POSSAMOS VENDER ESTAS DESCOBERTA E TRAZER DIVISAS PARA O NOSSO PAÍS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares